sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Costa do Cacau

A Costa apresenta um cenário dominado por uma  diversidade ambiental, presente em seus diversos rios, canais, praias e matas. Associado a esse atrativo natural, as características culturais e históricas são significativas, de modo eminente rural e estreitamente relacionado aos ciclos econômicos da lavoura cacaueira. Os atrativos e equipamentos turísticos localizados nos municípios se complementam e tendem a se integrar formando um complexo e diversificado destino turístico regional. Esse destino turístico compreende agrupamentos de firmas e instituições relacionadas à atividade, com forte presença de pequenas e médias empresas que competem entre si, ao mesmo tempo em que se beneficiam de externalidades locais. Menos badalada que as praias do norte da Bahia, mais conhecida que o extremo sul do Estado, a faixa litorânea de 180 km chamada de Costa do Cacau reúne em poucas cidades uma mostra da variedade tipicamente baiana.Além do conforto de um aeroporto particular, há praias praticamente intocadas, de areia fina e águas mornas.Do luxo ao "lixo", o resort tem atividades das mais variadas.

É possível, por exemplo, passar uma tarde à base de massagens e cremes no SpaL'Occitane, e, no dia seguinte, fazer o passeio rumo ao sul da ilha para encher o corpo de lama. Isso mesmo: lama. Trata-se de um mangue nascente, ainda com aspecto de praia, em que as águas ficam sobre um lodo negro, com uma quantidade moderada de enxofre, que, dizem, faz bem à pele.
Com sua preservada Mata Atlântica a Costa do Cacaué cenário dos sonhos de qualquer turista. Centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, são "beijadas" pelo mar azul-turquesa dos trópicos, onde o sol brilha o ano inteiro. O visitante encontra cachoeiras despejando águas límpidas e minerais direto no mar ou em meio a árvores centenárias – maior biodiversidade do mundo – viveiro natural de exuberante fauna, onde se destacam pássaros multicoloridos com seu canto relaxante e inspirador. Trilhas mata adentro conduzem a santuários naturais, grutas, lagoas e praias pouco visitadas, muitas ainda desertas. A região encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da Costa -, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza.

Nessa região, há, ainda, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) como a de Lagoa Encantada e a de Itacaré/Serra Grande. Reservas biológicas, também fazem parte deste cenário, dentre elas a Reserva Zoobotânica da CEPLAC, a Reserva Biológica de Una, além do Parque do Conduru.
A "capital" da Costa do Cacau é banhada por muito sol e um mar azul-esverdeado que muda de tom de acordo com a luminosidade da estação do ano.
A cidade é afrodisíaca no clima, na paisagem e especialmente na culinária, à base de peixe, camarão, pitu, lagosta, caranguejo e uma infinidade de mariscos. Dentro da cidade, os atrativos históricos e culturais enriquecem o conhecimento do visitante. Fora dela, o turista extasia-se com passeios ecológicos por terra, mar e rios conhecendo raridades como mico-leão-da-cara-dourada, uma espécie em extinção e símbolo de preservação na Mata Atlântica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário