É possível, por exemplo, passar uma tarde à base de massagens e cremes no SpaL'Occitane, e, no dia seguinte, fazer o passeio rumo ao sul da ilha para encher o corpo de lama. Isso mesmo: lama. Trata-se de um mangue nascente, ainda com aspecto de praia, em que as águas ficam sobre um lodo negro, com uma quantidade moderada de enxofre, que, dizem, faz bem à pele.
Com sua preservada Mata Atlântica a Costa do Cacaué cenário dos sonhos de qualquer turista. Centenas de quilômetros de praias belíssimas, para todos os gostos, são "beijadas" pelo mar azul-turquesa dos trópicos, onde o sol brilha o ano inteiro. O visitante encontra cachoeiras despejando águas límpidas e minerais direto no mar ou em meio a árvores centenárias – maior biodiversidade do mundo – viveiro natural de exuberante fauna, onde se destacam pássaros multicoloridos com seu canto relaxante e inspirador. Trilhas mata adentro conduzem a santuários naturais, grutas, lagoas e praias pouco visitadas, muitas ainda desertas. A região encanta pelas paisagens e pela opulência dos anos áureos do chamado “ouro negro”. Cenário de filmes, novelas e romances – grande parte da obra do escritor Jorge Amado, traduzido em diversos países, é ambientada em Ilhéus, principal cidade da Costa -, a região, além de reduto histórico, é destino certo para quem procura diversão e contato direto com a natureza.
Nessa região, há, ainda, Áreas de Proteção Ambiental (APAs) como a de Lagoa Encantada e a de Itacaré/Serra Grande. Reservas biológicas, também fazem parte deste cenário, dentre elas a Reserva Zoobotânica da CEPLAC, a Reserva Biológica de Una, além do Parque do Conduru.
A "capital" da Costa do Cacau é banhada por muito sol e um mar azul-esverdeado que muda de tom de acordo com a luminosidade da estação do ano.
A cidade é afrodisíaca no clima, na paisagem e especialmente na culinária, à base de peixe, camarão, pitu, lagosta, caranguejo e uma infinidade de mariscos. Dentro da cidade, os atrativos históricos e culturais enriquecem o conhecimento do visitante. Fora dela, o turista extasia-se com passeios ecológicos por terra, mar e rios conhecendo raridades como mico-leão-da-cara-dourada, uma espécie em extinção e símbolo de preservação na Mata Atlântica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário